segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Pelada de Esquerda vence o Morcegos e entra na briga pelo G4

Perder é humano, mas ganhar é fundamental!

O Pelada de Esquerda F.C. jogou no sábado, dia primeiro de agosto na Vila Olímpica do Sampaio contra uma equipe mais leve, mais jovem e melhor colocada no campeonato Barbosa. Alguns “Morcegos” entraram em campo grandes, mas estávamos maiores! Uma vez perguntei a uma campeã de boxe já de 30 anos se ela preferia lutar contra alguém mais jovem ou da própria idade. Ela respondeu: - “gente nova tem explosão, mas não recebe bem as porradas. Encaixando uma boa sequência de socos, a afobação do adversário salta aos olhos e esse é o meu caminho para a vitória!”. Parece estranho iniciar com o boxe esse texto, mas além da rica alegoria que celebra a confiança na experiência, não faltaram socos e cotoveladas na partida. O bafafá inicial redeu a justa expulsão de um jogador do time adversário no início do primeiro tempo. Mas nossa vitória não é fruto apenas da desestabilidade do oponente. E sim reflexo de bons resultados de nossas últimas escolhas.

Vamos falar de nós!

Um time constituído por 70% de jogadores com fundamentos e experiências em educação física é uma potencialidade! Mas coube a(o) nosso comunicólogo o olhar de quem segura nas costas uma inseparável bagagem e carrega com simplicidade uma prancheta e um moderno celular. Atento e convicto em sua aposta tática, não faltaram gritos com os jogadores em campo para respeitarem suas posições estabelecidas e sua voz de comando. O treinador Carlão mandou bem! Mas o que falar da equipe que deixou “o homem trabalhar”?

Costumo voltar das partidas de futebol com a palavra “confiança” na cabeça. Percebo que se aproximar do adversário com confiança na marcação, gritar para receber um lance ou ter segurança para dominar a bola e crer que não errarei define batalhar ou não adequadamente em campo. Claro que confiança não é tudo! Mas vejo a confiança estampada nos sorrisos e reclamações dos jogadores mais habilidosos e dispostos ao sucesso. Chegam a sofrer profundamente de confiança quando estão perdendo! Confiam demais em si mesmos e reclamam as faltas de oportunidades. Quando a derrota reina, a confiança na “salvação” individual sobressai! Daí: “o inferno são os outros!”. Já aqueles que padecem da falta da confiança...Ah, esses eu conheço com mais intimidade! São demasiadamente românticos, pois só um golpe de sorte os farão ter uma presença positiva em campo. Esperam o passe, o milagre e o reconhecimento. Mas são excepcionais para reconhecer boas qualidades nos companheiros, rir dos erros e fortalecer a ternura.

Nessa “rebolada dialética” bem expressa na frase “hay que endurecer, pero sin perder la ternura” segue a humanidade na sua incansável busca pelo meio termo. Se para os críticos menos sutis confiança demais pode ser chamada de arrogância individualista e confiança de menos uma compassiva covardia, essas rasas palavras não fazem jus a beleza que é sempre se colocar para jogo! E isso o Pelada de Esquerda F.C. tem na alma: a poesia da busca por um aprimoramento técnico, aprofundamentos ideológicos e disposição para os debates.
Sabemos que um time engrandece de acordo com o aumento da sua autoestima e entrosamento. Treinos, confraternizações, um orientador tático e o destemido Bernardo como goleiro permitiram a equipe evoluir, se posicionar melhor e dar votos de confiança entre si. Tivemos a maioria da posse de bola no primeiro tempo, mas não arriscamos muito o gol. A zaga estava muito boa, Marcelo mostrando vigor nas cortadas e comentários subsequentes. Mas o que falar do Monstro? Impossível não perceber a presença de um PST... Ops, de um jogador tão versátil! Com um histórico de boas defesas como goleiro e como zagueiro e uma presença ímpar como atacante, Luiz Carlos “Monstro” arrasou com um belo gol no final do segundo tempo. Em uma jogada em equipe, os adversários preferiram marcar o Gabriel deixando Monstro cara a cara com o goleiro. A solução encontrada não podia ser mais inteligente. Um toque com desejo de gol e carinho direcionou e acalmou uma decisiva bola que cobriu o goleiro e deixou os duvidosos espectadores atentos a cruzar os dedos.

Sobre o gosto da vitória? Ah, essa tem gosto de presságio bom. Como se Exú, Ganesha, Reis Magos, Hécate e Nut abrissem bons caminhos. Errar pode até ser humano, mas vencer é divino, maravilhoso e fundamental.
Foto Vânia Catani


“Eu quero ver gol,
Eu quero ver gol
Não precisa ser de placa
Eu quero ver gol”




Por Nataraj Trinta (jogadora do Pelada da Esquerda)


Ficha técnica: Pelada da Esquerda 1 X 0 Morcegos


Pelada da Esquerda: Bernardo, Bruno G, Marcelão, Renato, Tirolês, Augusto, Pedro Cardoso, Pedrinho, Alex, Gabriel, Cadu, Monstro, Nataraj, Diego, Felipe Loureiro. Técnico: Carlos Leal

Morcegos: Victor, Jonny, Mauro, Bruno, Seba, Sandro, Romarinho, Danilo, Jean, Walber e Thompsom. Reservas: Deivid, Paulo, Sebastião.
Técnico: Jorge Wallace

Gol: Monstro (Pelada)

Cartão amarelo: Renato Sarti (Pelada)

Cartão vermelho: Thompson (Morcegos



Nenhum comentário:

Postar um comentário