segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Um dia de aprendizado

Prezados amigos, hoje foi um dia de aprendizado - aliás, como deve ser em todos os dias - pois deixamos escapar uma vitória mais que consolidada.
O jogo de hoje foi válido pela sexta rodada do Campeonato Barbosa 2016.

Um jogo em que, para o adversário somente a vitória interessava, ao passo que o 11 Amigos já estava classificado desde a rodada passada. Assim, a Comissão Técnica optou por manter a base e escalou a equipe com André, Sipião, Ricardo (Grilo), Dias e Vanderley; Lira, Bruno, Márcio e Maurity; Pará e Cláudio.

A partida começou em alta velocidade, com o time do Soviet pressionando no ataque, em busca só resultado. Com isso, criou várias oportunidades, em bolas cruzadas na área, oriundas de lançamentos longos, causando sérias dificuldades para nossa defesa. Porém, em mais dia de inspiração do Bruno, este descolou um lançamento para o Márcio que bateu firme, à meia altura, no canto direito do goleiro adversário, abrindo o placar, em momento em que o adversário estava melhor. O gol trouxe um certo alívio para a equipe da casa e aumentou a pressão no adversário, que precisava da vitória a qualquer custo. Com isso, passou a pressionar a arbitragem, reclamando sucessivamente de qualquer marcação.
O jogo continuou tenso é intenso.

Aos 22 minutos de jogo, para manter a dinâmica, foi feita a primeira substituição do adversário; em seguida foi a vez da equipe da casa, que trocou na lateral direita, com Sipião cedendo lugar ao Juan, substituição prevista para manter o ritmo. Logo após a equipe cedeu o empate, em jogada que a defesa rebateu mal e o jogador Conrado bateu pelo alto, a bola tocou o travessão e caiu dentro do gol, decretando o empate.

O gol criou uma expectativa no adversário que se lançou desesperadamente ao ataque mas se abriu na defesa, no que, mais uma vez o meia Márcio se aproveitou e concluiu em chute cruzado, dessa vez pela direita, colocando a equipe da casa em vantagem, placar de 2x1, que encerraria o primeiro tempo.

No intervalo a CT, visando manter a pegada promoveu as entradas de Pedro, Joel, Botelho, em substituição a Dias, Lfo e Pará. As substituições mantiveram a equipe com o domínio do meio campo e propiciando boas jogadas de ataque, com envolvimento do adversário e boa troca de passe; numa delas, o adversário, que já se valia do expediente de sucessivas faltas, cometeu uma dentro da área, em penetração pelo meio, sobre o Pedro, que o árbitro, bem colocado não teve nenhuma dúvida para marcar o pênalti. O encarregado da cobrança foi o Márcio, que bateu com categoria e decretou 3x1.

O placar deu um certo fôlego e a equipe passou por um período de apagão, que acabou gerando um certo relaxamento. Isto se acentuou com a expulsão do meia Cirilo, após receber o segundo cartão, em falta dura. Parecia que a fatura estava liquidada. Parecia, pois o adversário, motivado pela necessidade da vitória, não se entregou.

O 11 Amigos seguiu perdendo gols e dando oportunidades ao adversário. Neste momento da partida, faltando 10 minutos, para manter o espírito de grupo, a fim de colocar todos em atividade, foi promovida as entradas do Ramiro, em substituição ao André, que fazia partida espetacular, com grandes defesas, a volta do Pará, no lugar do Cláudio; César no do Vanderlei. Seguindo o ritmo, a equipe voltou a desperdiçar oportunidades cristalinas de gol e dar esperanças ao adversário que, no desespero, alçava bolas na área. A defesa passou a cometer faltas, dando mais oportunidades dessa jogada. Numa dessas o goleiro cobrou e o Ramiro não alcançou, decretando 3x2.

No final do jogo, já com o tempo esgotado, o árbitro deu mais 5 minutos de acréscimo, dando oportunidades ao 11 Amigos de perder mais duas oportunidades de gol.
O árbitro, numa delas, podendo terminar a partida num ataque que resultou em tiro de meta, optou pela reposição da bola, muito bem feita pelo goleiro adversário, que colocou a bola no ataque. A defesa se atrapalhou e acabou cometendo falta. Na cobrança, a bola foi alçada na área, a defesa não cortou e o atacante que estava na linha de fundo pela direita cabeceou para o meio da área, encontrando o Jonas, livre para marcar de cabeça. Final 3x3.
Na comemoração o atleta Jonas ainda tirou a camisa e não foi advertido pelo árbitro com o cartão amarelo.

Logo após a saída o 11Amigos realizou ataque que terminou nas mãos do goleiro. Na reposição o árbitro encerrou a partida, que teve mais 3 minutos além do tempo estipulado pelo mesmo como acréscimo...
Ficou a lição de que o jogo só termina quando o árbitro dá por encerrado. Uma partida que estava ganha, apesar só empate, terminou com gosto amargo de derrota.

Escrito peça comissão técnica do Onze Amigos: Mauro, Jodel, Sipião, Celso e Haroldinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário